ARQUIVOS DO MUNDO DOS TRABALHADORES - LANÇAMENTO
A coletânea “Arquivos do Mundo dos Trabalhadores” reúne artigos de arquivistas, historiadores e cientistas sociais que participaram, como palestrantes, do 2º Seminário Internacional “O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: Memória e Resistência”, evento promovido pelo Arquivo Nacional e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil), em 2011. São dez artigos, iniciando pelo de André Porto Ancona Lopez, professor da Universidade de Brasília, que apresenta alguns conceitos arquivísticos para principiantes na matéria e introduz o leitor no universo dos acervos sociais. Em seguida, Benito Schmidt e Clarice Speranza apresentam as ações que visam constituir a documentação da Justiça Trabalhista, em especial os processos trabalhistas, como patrimônio histórico. Também analisam as potencialidades desses documentos como fontes.
O arquivista espanhol Antonio Gonzalez Quintana escreve sobre as operações desenvolvidas por algumas pessoas e instituições, desde o início do século XX, para recuperar e preservar arquivos do movimento operário, particularmente na Europa. Também relata sobre algumas atividades de recolhimento de arquivos operários com fins instrumentais e apresenta modelos atuais de gestão de arquivos do movimento operário em várias partes do mundo. Quintana, integrante dos “Arquivistas sem Fronteiras”, é reconhecido mundialmente pelo trabalho desenvolvido no “Grupo de Trabalho de Arquivos e Direito Humanos do Conselho Internacional de Arquivos”. Ele é autor do importante livro “Gestão de Arquivos para a Defesa dos Direitos Humanos”, lançado pela Comisiones Obreras, central sindical espanhola.
Os três artigos seguintes são de pesquisadores franceses. O historiador e cientista político Bruno Groppo nos oferece uma visão geral sobre os arquivos do movimento operário na Europa. A arquivista da Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), Annie Kuhnmunch, relata a história dos “Serviços de Arquivos” na entidade e como os documentos são organizados. Ela também traz um interessante extrato do catálogo dos seus arquivos onde estão descritos documentos que informam sobre as relações entre a CFDT e o Brasil entre 1971 e 1988. Aurélie Mazet é arquivista do Instituto de História Social da Confederação Geral do Trabalho (CGT), outra central sindical francesa. No seu artigo faz uma resenha sobre a história da CGT e do Instituto, apresenta a política documental da entidade e como se dá a gestão dos arquivos, sua classificação, divulgação e valorização. Também descreve o caso do sequestro dos arquivos da CGT durante a II Guerra Mundial, relaciona alguns fundos custodiados e apresenta a Fototeca da entidade. Os artigos da Annie e o de Aurélie referem-se também à interessante experiência do “Coletivo dos Centros de Documentação em História Operária e Social” (CODHOS), iniciativa que reúne dezenas de entidades com objetivo de desenvolver projetos para a preservação e divulgação dos acervos dos trabalhadores e dos movimentos sociais.
O próximo artigo é de Christine Coates, bibliotecária responsável pela “TUC Library Collections”. Christine foi presidente do “Comitê de Arquivos” da importante entidade “Sociedade para o Estudo da História do Trabalho”, da Inglaterra. Por motivos pessoais ela não pode vir para o seminário, mas enviou para publicação o seu artigo sobre os arquivos sindicais na Grã-Bretanha. Nele relata sucintamente quais arquivos do movimento operário inglês foram preservados, apresenta a “TUC Library Collections”, que reúne documentos da Trade Union Congress (TUC), central sindical inglesa, relaciona as principais instituições inglesas que preservam arquivos dos trabalhadores, informa sobre o programa de digitalização levado a cabo pela TUC e aponta a necessidade de se lidar com a gestão dos arquivos digitais.
O artigo do historiador Ricardo Medeiros Pimenta mostra que os arquivos sindicais são importantes campos de pesquisa para a construção das memórias. Ele também faz um trabalho comparativo sobre o desenvolvimento dos arquivos sindicais na França e no Brasil. Conclui apontando que as novas tecnologias e a informatização são desafios a serem enfrentados.
Os dois últimos capítulos do livro remetem ao arquivo rural e a memória camponesa. Guillermo Palacios, pesquisador do “Centro de Estudios Históricos” do “El Colégio de México“ nos leva à guerra civil mexicana e ao longo processo de reforma agrária que teve início no país. Discorre sobre o desenvolvimento dos arquivos, a busca de documentos pelos camponeses para terem acesso a terra e o surgimento do Arquivo Geral Agrário (AGA), entidade estatal e experiência única no mundo no âmbito dos arquivos rurais. Por fim, o pesquisador do Museu Nacional, José Sérgio Leite Lopes, discorre sobre a memória camponesa e memória operária e a experiência de trabalho com entrevistas e arquivos em território comum aos trabalhadores rurais e aos operários. Também relata o desenvolvimento do projeto Memória Camponesa e Cultura Popular e sua experiência como diretor do documentário “Tecido Memória”, produzido com operários e operárias têxteis de origem camponesa.
Organizado por Antonio José Marques, do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT, e Inez Terezinha Stampa, do Centro de Referência Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional, o livro traz ainda o relatório final do seminário com as recomendações, propostas e moções aprovadas.
Arquivos do Mundo dos Trabalhadores.
Editores: Arquivo Nacional e Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Lançamento dia 11 de julho às 18h30 no Transamérica Expo Center, durante o 11º Congresso Nacional da CUT.

Vaga para Arquivista

Vaga para arquivista no Ministério das Cidades.

Local de atuação: Coordenação de Documentação, Arquivo, Acervo e Informações
Remuneração: R$1.617,67
Benefícios: auxilio transporte + auxilio alimentação (R$300 em média) (carteira assinada)

Contatos:
Cíntia - 8181-1736
 cintia.moura84@gmail.com
 

Eleição para Diretoria da ABARQ

Eleição para Diretoria da ABARQ

A Associação Brasiliense de Arquivologia - ABARQ convoca associados e
interessados para participar do seu processo eleitoral.

A Associação atua na defesa dos interesses dos profissionais de
arquivo, a começar por sua qualificação. Publica a revista Cenário
Arquivístico com artigos elaborados por quem está no mercado de
trabalho, professores e estudantes, além de promover cursos de
aperfeiçoamento. A ABARQ ainda garante a seus associados descontos em
eventos realizados por associações parceiras.
Por sua atuação, adquiriu sede própria. Com a dedicação de antigos
diretores e associados, juntamente com o Departamento de Arquivologia
da UnB, e a colaboração de arquivistas e associações de todo o Brasil
realizou o I Congresso Nacional de Arquivologia, reunindo mais de 500
profissionais em Brasília, em 2004.

Essa história precisa continuar a ser escrita. Por isso, a atual
Diretoria, que já cumpriu seu mandato, promove eleição para novos
integrantes. A chapa é composta pelos seguintes cargos:

Presidente
Vice-presidente
1º Secretário
2º Secretário
1º Tesoureiro
2º Tesoureiro
Conselho Fiscal (3 pessoas)

Participe! Faça parte dessa bela história de conquistas!

A composição das chapas deve ser encaminhada para o email
abarq.arquivologia@gmail.com.
A eleição ocorrerá em Assembléia no dia 11 de junho de 2012, às
18:30h, em local a ser divulgado.

A atual Diretoria está a disposição para tirar qualquer dúvida sobre o
processo eleitoral, e também sobre as atividades desenvolvidas pela
Associação.

Diretoria da ABARQ
URGENTE!
A Abarq recebeu uma solicitação para vaga de Arquivista em projeto de organização de acervo. Os interessados devem encaminhar o currículo para abarq.arquivologia@gmail.com
O Departamento de Administração de Pessoal de Órgãos Extintos do Ministério do Planejamento(DERAP/MP) requisita servidor para ocupar uma gratificação de Nível Superior - GSISTE - NS - para atuar em Apoio/Área Administrativa/Arquivo,  com os seguintes requisitos:
 
 - Ser servidor(a) da Administração Pública Federal ( mesmo estando fora de Brasília - DF);
 - Preferenciamente possuir o cargo de Arquivista, ou ter formação em Arquivologia e investido em cargo de nível superior;
 - Ter conhecimento em trabalho de Apoio e de Área Administrativa;
 - Ter trabalhado com documentação em fases: corrente, intermediária e permanente;
 - Ter trabalhado com atividades meio e fim;
 - Ser proativo;
 - Trabalhar em equipe.
 
Interessados, encaminhar o currículo para derap.apoio@planejamento.gov.br ,  com o assunto: CURRÍCULO PARA GSISTE NS - ARQUIVISTA.

Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ)

Serão oferecidas até 20 vagas para o segundo semestre de 2012, nas linhas de pesquisa “Arquivos, Arquivologia e Sociedade”, e “Gestão de Arquivos na Arquivologia Contemporânea”.

As inscrições serão abertas nesta terça-feira, 17 de abril, e os interessados têm até o dia 18 de maio para se inscrever no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH – Av. Pasteur, 458, Urca), das 9h às 12h e de 16h às 19h30. Também serão aceitas inscrições pelo Correio, via SEDEX, em envelope contendo a documentação exigida no edital e que deverá ser encaminhada para o Protocolo do CCH, no seguinte endereço: Av. Pasteur, 458 – Urca, CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ, com carimbo de postagem até o último dia de inscrição.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: análise de documentos e três fases de realização de provas, divididas em Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, Prova Oral e Prova escrita de compreensão de texto em língua estrangeira.

O Edital está disponível em http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda

Oportunidade de estágio

EMPRESA: COMPLINE
Cargo: Estagiário (a)
Formação: Cursando Arquivologia a partir do 2º semestre
Carga horária: 6 horas
Bolsa: R$ 500,00
Interessados deverão enviar currículo até o dia 03/04/2012
Indicando no assunto – Estagio em Arquivologia para e-mail vanessa.duarte@compline.inf.br

Revista Cenário Arquivístico

Usuários de arquivos, é a temática da nova edição da Revista Cenário Arquivístico editada pela Associação Brasiliense de Arquivologia
Adquira seu exemplar no valor de R$ 10,00 (mais frete). 
Envie um email para abarq.arquivologia@gmail.com solicitando o seu exemplar.

HUB contrata arquivista

São 2 vagas de 08:00 às 18:00 com 2 horas de almoço (podendo ainda ser negociado os horários)

1 vaga para a chefia do Serviço de Protocolo e Arquivo do HUB
Atividades:
- Gerenciar a equipe e o serviço relativo ao Protocolo;
- Administrar o Sistema de Documentos da Unb dentro do HUB;
- Ser responsável por planejar e implantar propostas de melhoria dos processos de informação;
- Ser responsável por acompanhar e auxiliar na implantação de projetos de informatização do Arquivo;
- Compor a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e auxiliar na elaboração do Plano e Tabela fim.
Habilidades:
- Infomática básica
- Experiência com Sistemas de Gerenciamento de Informação
- Liderança de equipe 
- Experiência em Protocolo
Remuneração:
R$ 1.644,50 + 389,43 (grati. chefia) = R$ 2.033,93 (bruto)
* Refeitório de Academia no local

1 Vaga para a chefia do Centro de Documentação Médica e Arquivo do HUB
Atividades:
- Gerenciar a equipe e o serviço referente ao Arquivo Médico;
- Ser responsável por acompanhar e auxiliar na implantação de projetos de informatização do Arquivo.
Habilidades:
- Infomática básica
- Experiência com Sistemas de Gerenciamento de Informação
- Liderança de equipe 
Remuneração:
R$ 1.644,50 + 480,34 (grati. chefia) = R$ 2.124,84 (bruto)
* Refeitório e Academia no local

Enviar currículo o mais breve possível para o e-mail:
lygiamian@unb.br

Acesso à informação na UnB

Nesta quarta-feira (21) acontece, na Universidade de Brasília, Mesa Redonda sobre acesso à informação. O evento faz parte das atividades realizadas para promover a terceira edição do simpósio "El acceso a la información: ciudadanía, derechos humanos y democracia", prevista para ocorrer em janeiro de 2013, em Santiago do Chile.

O evento acontece a partir das 15h, no auditório da Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Para participar, não é necessário se inscrever.

Estará presente na Mesa Redonda o professor Eduardo Devés, da Universidade de Santiago de Chile, coordenador e idealizador dos congressos da Internacional del Conocimiento.

Está prevista a seguinte programação:

- Abertura;
- Apresentação do simpósio Acceso a la información - André Lopez - Coordenador do simpósio e do programa de pós-graduação em Ciência da Informação – UnB;
- A temática do acesso no âmbito acadêmico - Darcilene Sena Rezende  - Membro da comissão do simpósio e coordenadora do curso de Arquivologia – UnB;
- Os arquivos e o acesso à informação - Gustavo Chauvet - Diretor do Arquivo Público do Distrito Federal;
- O acesso no âmbito da informação jurídica - Marcelo Stopanovsky - Membro da comissão do simpósio e doutorando em Ciência da Informação – UnB;
- Transparência pública e acesso à informação - Representante da CGU;
- Acesso a informação e a Internacional del Conocimiento - Eduardo Devés.

Atenção, Arquivistas

Aberto Edital para o Programa Biblioteca Digital
(
01/03/2012 - 15:38)

Graduados em Comunicação, Arquivologia, Biblioteconomia e profissionais experientes na área de Gestão de Documentação poderão se candidatar para realizar pesquisas que atendam à Biblioteca Digital. As inscrições serão de 02 a
16/03/2012, por meio do SAGE.

Maiores informações:
http://www.fap.df.gov.br/

Para acessar as orientações na íntegra, clique aqui:

Para acessar a Ficha de Cadastral, clique aqui:

Novo prazo para o envio de artigo para a revista Cenário Arquivístico

A Abarq informa que o prazo para o envio de artigo para a revista Cenário Arquivístico foi prorrogado para 30 de março de 2012.
Envie seu artigo. Participe!

Vaga para arquivista

Vaga para trabalhar com Arquivo Histórico em São Carlos – SP.

Requisitos:
- Formação em Arquivologia
- Conhecimentos em informática e Banco de Dados
- Conhecimentos em Conservação e Preservação de Documentos
- Desejavel experiência em Paleografia

Interessados enviar Currículo para: casadopinhal@casadopinhal.com.br

Especialista em Conservação de Documentos para o Arquivo Geral da USP

Concurso para Especialista em Conservação de Documentos para o Arquivo Geral da USP
http://www.usp.br/drh/novo/recsel/codageconc0742012.html

Vaga para arquivista

Empresa de informática

Vaga: Arquivista
Salário a combinar
Carga horária: 44 horas

Enviar o currículo até 27/02/2012 com pretensão salarial
Indicar no assunto: ARQUIVISTA

Contato com vanessa.duarte@compline.inf.br

Vaga para Arquivista

A Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento(SEGEP/MP) está em busca de Arquivista para compor sua força de trabalho neste momento.
Caso conheçam interessados para trabalhar, enviar curículo o quanto antes para o e-mail: rosangela.alves@planejamento.gov.br   ou ligar no telefone: (61) 2020-4963 , com o Assunto : currículo - Arquivista para que possam participar da seleção.
Os requisitos para concorrer a vaga são:
 
 - Ser servidor da Administração Pública Federal ( APF),  preferencialmente com o cargo de Arquivista;
 - Atuar em Protocolo e Arquivo;
 - Nível superior, graduado em Arquivologia
 
Todos esses requisitos exigidos vão para receber Gratificação de Nível Superior - GSISTE

Ciclo de debates Direitos Humanos, Justiça e Memória

Acontecerá, em Brasília, um ciclo de palestras sobre Direitos Humanos, Justiça e Memória.
Dia 05 de março de 2012.

Em anexo o folder com as palestras de Brasília. 
Maiores informações acesse 
 
Ou,
 

Estágio - Arquivologia


O Instituto de Química (IQ) oferece vagas para estágio Técnico
e de Graduação. O estagiário técnico deve ter concluído a
graduação há, no máximo, 18 meses, na área de Administração.

Vagas: uma. 
Carga horária: 40h. 
Bolsa: R$ 1 mil. 

Para o estágio de Graduação, a carga horária é de 30h e a bolsa é de R$ 520. Confira as áreas e vagas: Secretariado Executivo
(1 vaga), Administração (3), Arquivologia (1), Engenharia da
Computação / Tecnologia da Informação (1) e Comunicação
Social com habilitação em cinema e mídias digitais (1). 

Interessados devem enviar currículo para qui@unb.br


Estágio . Arquivologia - CNI

Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Vaga de Estágio para Estudante de Arquivologia.
Bolsa de R$ 750,00.
4 horas/diárias - 20 horas/semanais.
Auxílio transporte de R$ 40,00 no cartão Fácil.
A partir do 3º semestre.

Estágio - Arquivologia

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


LOCAL: Anexo do MDIC - CRS - Quadra 514 - Bloco B - CEP-70760-545 - Brasília/DF
Valor da bolsa: R$ 520,00
Vale-Transporte: R$ 132,00
Horário: 6 horas diárias a definir.
Setor de Arquivo 
  
Atividades:
•    Rotinas de arquivo e protocolo (cadastro de documentação, autuação de processos, acondicionamento de documentação, classificação de documentos); 
•    Digitalização de documentos. 
•    Atendimento ao usuário. 

Pré-Requisitos:
•    Conhecimento básico em pacote office; 
•    Estudante de Arquivologia regularmente matriculado. 

Contato: 
         
EDSON BRANDÃO CRUZ - CHEFE DO ARQUIVO GERAL
Seção de Arquivo Geral - SEARQ
CGRL/COATA/DIDOB/SEARQ
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Telefones: +55 (61) 2027-9198 / 2027-9079
CRS 514, Bloco B, Loja 69, Asa Sul (W3)
SALA T06

Estágio - Arquivologia

LOCAL: Sede da ANTAQ - SEPN - Quadra 514 - Conjunto "E" - Edifício ANTAQ - CEP-70760-545 - Brasília/DF
Valor da bolsa: R$ 520,00
Vale-Transporte: R$ 132,00
Horário: 6 horas diárias a definir.
Setor de Arquivo
 
Atividades:
•    Rotinas de arquivo e protocolo (cadastro de documentação, autuação de processos, acondicionamento de documentação, classificação de documentos);
•    Digitalização de documentos.
•    Atendimento ao usuário.

Pré-Requisitos:
•    Conhecimento básico em pacote office;
•    Estudante de Arquivologia regularmente matriculado.

Contato:
Vinícius dos Santos Lima
Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ
Secretaria Geral/Arquivo
Analista Administrativo - Arquivista - DRT. 5944-RJ
Matr. SIAPE 1766541
(61) 2029-6601
(61) 2029-6592

A Abarq retoma as atividades em 2012.

Em 2012 a Abarq seguirá divulgando novas oportunidades de emprego e estágio em Arquivologia. 

Outras novidades para 2012:
1) posse da nova Diretora;
2) cursos e eventos na área;
3) edição da revista Cenário Arquivístico.

REVISTA CENÁRIO ARQUIVÍSTICO

Usuários de arquivos, é a temática da nova edição da Revista Cenário Arquivístico editada pela Associação Brasiliense de Arquivologia
Adquira seu exemplar no valor de R$ 10,00 (mais frete). 
Envie um email para abarq.arquivologia@gmail.com solicitando o seu exemplar.

II Congresso de Arquivos do Poder Judiciário

A Abarq comunica aos estudantes e profissionais arquivistas que estão abertas as inscrições de trabalho para II Congresso de Arquivos do Poder Judiciário. Maiores informações no link 
http://www.tse.jus.br/hotSites/2CongressoNacional/index.html

REVISTA CENÁRIO ARQUIVÍSTICO - CHAMADA DE NOVOS ARTIGOS

O Conselho Editorial da Revista Cenário Arquivístico, da Associação Brasiliense de Arquivologia – ABARQ torna público a abertura do período de recepção de textos para o próximo número desse periódico, a ser publicado no primeiro semestre de 2012.
Não será um número temático, porém há uma série de regras a serem consideradas, conforme consta das normas de publicação em anexo.
Chamamos especial atenção para a seção “Primeiro Escritos” que objetiva conceder espaço para que os estudantes de graduação, sob a supervisão de um professor orientador, publiquem suas reflexões técnicas e teóricas iniciais.
Serão recebidos artigos no período de 1° de novembro a 31 de dezembro de 2011.
Por favor, divulguem para os interessados.
Att
Conselho Editorial
Associação Brasiliense de Arquivologia – ABARQ



Cenário Arquivístico conselhoeditorial.abarq@gmail.com
2. A redação deverá estar de acordo com a lexicologia e a sintaxe do idioma escolhido, sendo as revisões gramaticais e ortográficas de responsabilidade dos autores.
3. O material para publicação deverá ser enviado por correio eletrônico, em arquivo
eletrônico produzido no  no software Word, versão 97 ou posterior ou BROfficer Writer, formato doc, docx ou odt, respectivamente. No corpo da mensagem eletrônica (email) que encaminha o texto em anexo, o(s) autor(es) deverá(ao) declarar, explicitamente, a autoria do artigo e o conhecimento destas normas de publicação, responsabilizando-se por quaisquer declaração inverídica. (margens justificadas)
4. Os textos devem ter no máximo 20 laudas, com as seguintes especificações: folha
tamanho A4; margens 3 cm à esquerda e superior e 2 cm à direita e inferior; fonte
Arial 11; espaçamento entrelinha 1,5; alinhamento justificado. (margens justificadas)
5. Textos encaminhados para a seção “Primeiros Escritos” terão até 10 laudas. Um
professor do curso ao qual o aluno está vinculado deverá proceder a uma análise e
revisão preliminar do texto, sendo identificado como orientador do trabalho.
6. As resenhas e notas técnicas não serão superiores a cinco laudas. A extensão das
demais colaborações será analisada pelo Conselho Editorial.
7. Abaixo do título do trabalho, constam as referências do(s) autor(es): qualificação
profissional, titulação, instituição, cargo.
8. Um dos autores deverá ser identificado como correspondente e informará um
endereço eletrônico e um endereço postal.
9. Os resumos devem ser redigidos em um único parágrafo, com no máximo 10 linhas
ou 150 termos, seguidos de 3 (três) palavras-chave para indexação. Apresentar
também versão em inglês para os resumos e as palavras-chave.
10. Tabelas, gráficos e figuras deverão ser apresentados com títulos (na parte superior da ilustração) e indicação de fonte (abaixo), quando for o caso. Essas ilustrações deverão, também, ser remetidas em formato jpeg, em arquivos separados, com definição de 300 dpi.
11. As notas devem ser numeradas sequencialmente e apostas ao final da página na
qual aparecer, dentro dos padrões estipulados pela ABNT.
12. As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data, de
acordo com NBR 10520, da ABNT.
13. A bibliografia deverá ser apresentada ao final do texto, observando-se a norma NBR 6023 da ABNT.

Direitos de autor
1. A colaboração para aos autores. Caso o artigo seja publicado, o autor terá direito a 5 (cinco) exemplares da edição do periódico em que conste o artigo ou nota científica. Os outros tipos de contribuição ficarão a critério do Conselho Editorial.
2. Os autores deverão considerar seus textos entregues ao receberem uma mensagem
eletrônica confirmando o recebimento do trabalho enviado para
3. No caso de os autores incluírem nos seus artigos qualquer material que envolva a. Conselho Editorial, composto por um representante da Diretoria da ABARQ eConselho Consultivo, formado em caráter provisórioCenário Arquivístico reservam-se o direito de proceder aCenárioem meio eletrônico e, também, em periódicos de instituições

Seleção dos artigos propostos

1. Os textos recebidos para publicação passarão por verificação da Comissão Editorial
quanto ao atendimento às normas acima estabelecidas que poderá devolvê-los aos
autores para adequação a estas normas ou, no caso de reincidência, não aprová-los.
Caberá, também, à Comissão excluir as características identificadoras de cada texto
e enviá-los aos membros do Conselho Editorial. A Comissão poderá, se entender
necessário, recorrer a um Conselho Consultivo.
2. O Conselho Editorial, composto por um representante da Diretoria da ABARQ e
membros da comunidade acadêmica e profissional, em número não inferior a 5
(cinco) e em qualidade técnica necessária à análise da produção científica dos
colaboradores, emitirá parecer sobre o trabalho e sua adequação às finalidades
editoriais da revista.
3. Sempre que houver a necessidade de um parecer técnico específico, os textos serão
encaminhados para análise do do Conselho Consultivo, formado em caráter provisóriopor convite a profissionais de reconhecido mérito e/ou a outros especialistas.
4. No processo de preparação do texto para publicação, não serão feitas alterações
significativas ao texto sem autorização do(s) autor(es). No entanto, os Conselhos
Editorial e Consultivo de Cenário Arquivístico reservam-se o direito de proceder a
emendas menores consideradas indispensáveis e que não alterem o sentido do texto.
A revisão final do texto é de responsabilidade do Conselho Editorial da ABARQ, mas
em caso de dúvida o(s) autor(es) será(ão) consultado(s).
5. Os autores deverão considerar seus textos aprovados ao receberem uma mensagem eletrônica, endereçada pelo conselhoeditorial.abarq@gmail.com, informando o parecer do Conselho Editorial em uma das seguintes possibilidades, sem grau de recurso: a) aprovação integral sem emendas; b) aprovação com as revisões
indicadas; c) reprovação.
6. A Associação Brasiliense de Arquivologia – ABARQ reserva-se ao direito de,
informados os autores, autorizar a republicação dos trabalhos publicados na Arquivístico em meio eletrônico e, também, em periódicos de instituições
estrangeiras com as quais mantenha relação de cooperação técnico-científica.


Informações
Outras informações podem ser obtidas por meio da caixa postal eletrônica

1. Outras informações podem ser obtidas por meio da caixa postal eletrônica
conselhoeditorial.abarq@gmail.com
conselhoeditorial.abarq@gmail.com

1. Os autores que desejam submeter seus textos à análise para publicação na revista
Participe da I Conferência Nacional de Arquivos.
Data: 15 a 17 de dezembro, em Brasília.
As inscrições dos delegados e observadores devem ser feitas em http://www.cnarq.gov.br/
A Abarq informa:

PALESTRA
Amadurecimento de um campo disciplinar: uma análise preliminar das Reuniões Brasileiras de Ensino e Pesquisa em Arquivologia
Prof ª Drª Georgete Medleg Rodrigues


LANÇAMENTO DO LIVRO
A formação e a pesquisa em arquivologia nas universidades públicas brasileiras,
organizado pelas professoras Angelica Alves da Cunha Marques, Cynthia Roncaglio e Georgete Medleg Rodrigues


Data: 06/12/2011
Local: Auditório da Faculdade de Ciência da Informação/UnB
Horário: 19 horas

Conselho Nacional do Ministério Público - Oportunidade de estágio

O CNMP está com o processo de pre-incrições aberto até quarta-feira, dia 23 de novembro de 2011.
A bolsa é de R$ 800,00 + R$ 7,00 auxilio passagem/dia. O trabalho é de 4 horas diárias.


Maiores informações
http://www.cnmp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1174:estagio-no-cnmp&catid=3:noticias-principal&Itemid=350

URGENTE - Abarq convoca os associados para Assembleia Geral

Prezados associados,


A Abarq convoca os associados para a Assembleia Geral a ser realizada na Faculdade de Ciência da Informação/UnB, no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 18h30 em primeira convocação e às 19h em segunda convocação.

Pauta:

1) prestação de contas dos exercícios 2010 e 2011;

2) processo eleitoral - Gestão 2012-2014;

3) entrega da Revista Cenário Arquivístico para os associados.

4) cobrança da anuidade 2011;


Atenciosamente,

Diretoria da Abarq

Curso de Arquivologia da UnB comemora 20 anos


Em comemoração aos seus 20 anos, o curso de Arquivologia da Universidade de Brasília promoverá “ A semana da Arquivologia – 2011”, a realizar-se às 19 horas, entre os dias 24 a 27 de outubro, na Faculdade de Ciência da Informação. Tal evento contará com a presença de importantes teóricos do cenário arquivístico nacional e uma exposição alusiva aos 20 anos do curso. Consulte a programação.

Parabéns, Arquivistas!

A Abarq cumprimenta a todos os arquivistas. Parabéns!



Em comemoração ao Dia do Arquivista apresentamos um novo número da Revista Cenário Arquivístico, a ser lançada no dia 28 de outubro. (local a ser definido).

A partir de segunda-feira, dia 24, você poderá adquirir seu exemplar na Semana da Arquivologia, na FCI/UnB

Etapa Regional Centro Oeste da 1ª Conferência Nacional de Arquivos

 Convidamos a comunidade arquivística para participar da Etapa Regional Centro-Oeste da 1 Conferência Nacional de Arquivos.

Maiores informações: cnarqco@gmailcom
Acesse o grupo do yahoo: http://br.groups.yahoo.com/group/cnarqco/

Veja a programação do evento

Participe das reuniões da etapa regional: dias 17 e 20 de outubro de 2011, às 14h30, no Arquivo Público do Distrito Federal.


Etapa Regional Centro Oeste da 1ª Conferência Nacional de Arquivos


Data
22 e 23 de outubro de 2011

Horário
8h as 12h30 e 14h00 as 17h30

Local
Sala Alberto Nepomuceno / Teatro Nacional
Setor Cultural Norte s/n, Brasília – Distrito Federal

Sobre a Etapa Regional Centro Oeste:
A realização da Etapa Regional Centro Oeste da Conferencia Nacional de Arquivos tem como objetivo geral promover a integração de arquivos públicos da Região Centro Oeste (nas três esferas do poder público: executivo, legislativo e judiciário), instituições de preservação de acervos documentais públicos e privadas, universidades, comunidade acadêmica, associações e comunidade para discutir sobre políticas arquivísticas, legislação, educação e cultura.

Estruturada em seis eixos temáticos, essa Etapa Regional pretende deliberar sobre os temas, elaborar um documento que sintetize a opinião de todos os acima descritos, eleger representantes que levarão e defenderão os interesses de nossa região na 1ª Conferencia Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e Ministério da Justiça que acontecerá na segunda quinzena de dezembro do corrente ano, e ser o primeiro de sucessivos encontros que agreguem a Região Centro Oeste em torno das temáticas arquivos, memória e documentos.

Inscrições Gratuitas Vagas Limitadas
Informações: http://br.groups.yahoo.com/group/cnarqco/ e cnarqco@gmail.com

Programação:
22 de outubro de 2011
Manhã
08:00 às 08:30 – credenciamento
08:30 às 09:00 – abertura dos trabalhos
09:00 às 10:30 – eixo temático 1
10:30 às 10:45 – intervalo para lanche
10:45 às 12:30 – eixo temático 2
Intervalo para almoço

12:30 às 14:00 – almoço
Tarde
14:00 às 15:30 – eixo temático 3
15:30 às 15:45 – intervalo para lanche
15:45 às 17:30 – eixo temático 4



23 de outubro de 2011

Manhã
08:30 às 10:30 – eixo temático 5
10:30 às 10:45 – intervalo para lanche
10:45 às 12:30 – eixo temático 6
Intervalo para almoço
12:30 às 14:00 – almoço
Tarde
14:00 às 15:30 – redação e votação da minuta do documento de intenções da Região Centro – Oeste
15:30 às 15:45 – intervalo para lanche
15:45 às 17:00 – Eleição dos 13 delegados e observadores da Região Centro Oeste na Conferencia Nacional

Realização: Arquivo Público do Distrito Federal - ArPDF

Colaboração: ABARQ



Vaga para Arquivista

Abarq divulga:

Empresa de médio Porte contrata:



Vaga: Supervisor – 1 vaga (Brasília)
Modalidade: Contratação CLT - efetivo
Horário de Trabalho: Comercial
Escolaridade: Formação de nível superior em Arquivologia ou Biblioteconomia e Documentação.
Benefícios: Transporte, alimentação, plano de saúde médico e odontológico e seguro de vida em grupo.

Atividades que serão executadas:
Elaboração de procedimentos operacionais
Elaboração/Atualização da Tabela de Temporalidade Documental (TTD) e do Plano de Arquivo
Elaboração de estrutura de pastas eletrônicas em diretório de rede
Elaboração de manual de serviços

Requisitos Necessários:
Conhecimento comprovado da língua inglesa (nível avançado);
Conhecimento comprovado em informática (pacote Office) e em pesquisa na Internet;
Experiência gerencial comprovada;
Conhecimento comprovado em ferramentas de GED e em soluções tecnológicas de workflow;
Experiência comprovada em arquivo empresarial técnico-administrativo de grande porte, envolvendo acervo nos formatos físico (impresso e fotográfico) e eletrônico;

Benefícios:
Remuneração: R$ 2013,23.
Plano de Saúde Unimed
Plano Odontológico.
VR ou VA - R$ 14,00/ dia.
VT,

Os interessados deverão encaminhar os currículos para recrutamentorj@documentar.com.br , colocando no assunto: VAGA ARQUIVISTA.
SÓ SERÃO ACEITO OS CURRÍCULOS COM A ESCOLARIDADE EXIGIDA

A Abarq lançará um novo número da Revista Cenário Arquivístico

Faltam poucos dias para o lançamento do novo número da Revista Cenário Arquivístico, edição temática sobre Usuários dos Arquivos. Reserve seu exemplar. Envie sua solicitação para abarq.arquivologia@gmail.com

Conferência Regional de Arquivos - Região Centro-Oeste

A Abarq convoca a comunidade arquivística para participar da Conferência Regional de Arquivos – Região Centro-Oeste, dias 22 e 23 de outubro de 2011, no Teatro Nacional, Brasília. Distrito Federal.
Maiores informações: cnarqco@gmail.com




Calendário de Realização das demais Conferências Regionais:(Ordem de realização)

Conferência Regional de Arquivos – Região Nordeste
17 e 18 de outubro, no Auditório Katia Mattoso, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, situada à Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador, Bahia.
Contato: apb.fpc@fpc.ba.gov.br

Conferência Regional de Arquivos – Região Sudeste
20 e 21 de outubro, no prédio da antiga Secretaria de Aviação e Obras Públicas, que hoje abriga o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA, Praça da Liberdade, esquina com Rua Gonçalves Dias, s/nº (Edifício Verde).Bairro Funcionários - Belo Horizonte, Minas Gerais.
Contato: eventos.apm@cultura.mg.gov.br


Conferência Regional de Arquivos – Região Norte
21 e 22 de outubro, em Manaus – AM
Contato: cnarqn@gmail.com

Conferência Regional de Arquivos - Região Sul.
21 e 22 de outubro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
21 de outubro no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari;
22 de outubro nas dependências da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.
Contato: conferenciaarquivosul@sarh.rs.gov.br.

Arquivista com pelo menos três anos de experiência profissional.

Os interessados deverão fazer contato com o Sr. Marlius Braga, Diretor Comercial, por meio do e-mail marlius.braga@dataeasy.com.br ou pelo telefone 38782300, o mais urgente possível.

(Postado a pedido da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás)

Arquivistas aprovados na Dataprev - Centro-Oeste

A DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, no uso de suas atribuições legais, mediante as


condições estipuladas neste Edital, em conformidade com a Constituição Federal e demais disposições atinentes à matéria, em atenção ao item 10.6 do Edital de Abertura do Concurso Público da DATAPREV nº 01/2011, de 02 de maio de 2011, publicado no D.O.U Nº 83 em 03 de maio de 2011, torna pública a homologação do Resultado Final do Concurso Público.

1. Os candidatos relacionados a seguir estão habilitados conforme disposto no item 1.9 do Edital de Abertura do Concurso Público, para formação de Cadastro de Reserva do Quadro de Pessoal da Dataprev. As informações encontram-se na seguinte ordem: região de lotação, cargo, código do perfil, perfil, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética, nota final e classificação.

1.1. REGIÃO DE LOTAÇÃO 01 - CENTRO-OESTE

CARGO: Analista de Tecnologia da Informação

PERFIL: 1211 - Documentação

Portador de Deficiência: 170.00269497/5, EDVAN DIAS DE MOURA, 77.30, 1°.

Classificação Geral: 170.00260741/0,

ANAIDE PEREIRA LOPES, 89.30, 3°; 170.00248744/3,

CLAUDIA DIAS GERALDES,86.50, 6°; 170.00253822/9,

ERIKA MARIA GOMES LEITE, 85.10,8°; 170.00233981/4,

FERNANDO GABRIEL CORREA, 90.88, 1°;170.00262021/5,

JOSE VICENTE RODRIGUES LEAL, 84.80, 12°; 170.00263337/6,

JULLYANA ALVES BORGES, 87.80, 5°; 170.00290719/3,

JUSSARA DA SILVA XAVIER SILVANO, 85.06, 9°; 170.00241544/9,

LUCIANA DA SILVA MENEZES LIMA, 84.96, 10°; 170.00237210/2,

REGINALDO DE SOUZA RAMOS, 84.80, 13°; 170.00252993/4,

RONAN RIBEIRO CORTES, 88.10, 4°; 170.00268692/9,

SAULO PEGO JUSTINIANO DA COSTA, 86.42, 7°; 170.00263913/7,

TATIANE BRAZ DE OLIVEIRA, 84.67, 14°; 170.00291418/7,

VIRGINIA LUNA FELIX, 84.80, 11°; 170.00240912/4,

VIVIANE STAMATTO PASSARELA BARROS,90.70, 2°.

Palestra do Prof. Charlley Luz na UnB/FCI, com o apoio da Abarq

O Prof. Charlley Luz, arquivista e publicitário, apresentará a palestra Arquivologia 2.0: A Informação Humana Digital, resultado da observação e aplicação dos princípios arquivísticos no universo da informação digital.

Através da arquitetura de informação, planejamento de portais corporativos e ambientes digitais, o autor Charlley Luz, que é consultor e professor, traça os caminhos possíveis para uma abordagem 2.0 no universo das informações arquivísticas, aquelas que são resultado da interação entre pessoas e sistemas nos ambientes corporativos. A gestão do conhecimento e a tecnologia de informação também fazem parte da abordagem, seja através do desenho de interfaces ou da estruturação dos metadados. É uma visão importante acerca do impacto das novas tecnologias e comportamentos no ambiente corporativo, realizados através de ambientes digitais.

Na oportunidade fará o lançamento do livro de sua autoria, de mesma temática.

A Abarq promove o evento que acontecerá no dia 29 de setembro de 2011, a partir das 19 horas, no Auditório da Faculdade de Ciência da Informação, da UnB.

Faça sua inscrição pelo email abarq.arquivologia@gmail.com

PNUD contrata Arquivista

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO-PNUD


SELECIONA

Estudante de arquivologia, com inglês avançado para prestar serviços no nosso escritório em Brasília.

Os interessados devem enviar formulário Personal History Form – P11, disponível no site: www.pnud.org.br em: recrutamento e seleção–todos(final da página), para o e-mail recrutamento@undp.org, com o código Arquivo-2011 até o dia 15 de setembro de 2011.

Venda de publicações

Aproveite o preço promocional do livro GERENCIAMENTO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS, de Vanderlei Batista.
Valor R$ 40,00
Preço promocional R$ 20,00

Envie um email para abarq.arquivologia@gmail.com e informaremos como adquirir o seu exemplar.

Vaga de Arquivista - Instituto Butantan

Descrição do cargo: arquivista - documentalista

Formação na área de Humanas ou Arquivologia, com cursos ou experiência na área de arquivos para trabalhar com gestão documental, arquivos permanentes e pesquisa no Instituto Butantan.

Trabalho: 40 horas semanais, CLT, vale alimentação no valor de 104 reais, vale transporte e convênio médico opcional (Intermédica), refeição no local
Pessoa com interesse em pesquisa na área de arquivos e em história da ciência e disponibilidade para trabalhar no Instituto Butantan e no Museu Emílio Ribas no Bom Retiro.

Salário: 2.500,00
contato: Cátia Alves (catia@butantan.gov.br)

Arquivistas aprovados nos Correios

A Abarq parabeniza os arquivistas aprovados no concurso dos Correios.

Localidade Base: Brasília/DF



Cargo/Especialidade: Analista De Correios Jr - Outros Prof. Niv.


Sup.(Arquivologia)


Nome; Inscrição; Classificação


Sarita Ribeiro Nakatani; 10001838; 00001


Thais Guidolini De Lima; 10005211; 00002


Reginaldo De Souza Ramos; 99000171; 00003


Liliane Dutra Melo De Oliveira; 99033199; 00004


Hans Muller Pequeno Fernandes; 99111224; 00005


Valquiria Araujo Da Cruz; 99023961; 00006


Juliana Gomes Da Costa; 99027563; 00007


Bruno Carneiro Da Silva Barreto; 99051747; 00008


Jaqueline De Araujo Ribeiro; 99073516; 00009


Anaide Pereira Lopes; 10000371; 00010


Romilda De Oliveira Franco; 99063258; 00011


Marina Garcia Da Silva Pereira; 99026228; 00012


Daniela Yoko Matsuzaki; 99007646; 00013


Katiane Lacerda Leite; 99052479; 00014


Natasha Rodriguez Moraes; 99069514; 00015

ARQUIVISTAS APROVADOS NO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO

A Abarq parabeniza os Arquivistas aprovados no concurso do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO

DATA DE EMISSÃO: 29/06/2011


HABILITADOS EM ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO (RESULTADO APÓS PROVA OBJETIVA) Cargo/Área/Especialidade: AV - AN JUD - APOIO ESP ARQUIVOLOGIA


Pólo de Classificação: 06






NÚMERO NOME DOCUMENTO PONTOS CLASS


017002b OLIVIO GOMES RASTEIRO 0000000001823607 207.81 1


018787c RUBENS VIEIRA GUIMARAES 0000000002078382 181.97 2


009523a ELIANE BEZERRA LIMA 0000000201127628 176.82 3


019908e THALISSA AMALIA VELTER 0000000002817149 174.69 4


016486a MIRIAN DOS SANTOS DA CONCEICAO MAIA 0000000088289277 169.84 5


017646b RAFAEL EDGARD LOPES BRAGA 0000000001579010 167.69 6


019532h SULIANE BARROS LEAL 0000000079978299 158.57 7


008463d DANIEL SARAIVA BESERRA DO BONFIM 0000000001887637 158.26 8


014805c LUIZ DA SILVA OLIVEIRA 0000000177633204 157.98 9


015429f MARCOS ROBERTO DE OLIVEIRA RIBEIRO 0000000001937049 155.84 10


012519c JOAO CANDIDO GRACA ARAUJO 0000005074309674 153.71 11


005610i ALEX TRINDADE BARBOSA 0000000004261088 151.28 12


011831k INALDO NASCIMENTO CONCEICAO 0000000786561840 150.70 13

Contratação de Arquivista

CONTRATA-SE ARQUIVISTA
RÉCEM FORMADO OU
PRESTES A SE FORMAR
PARA TRABALHAR EM EMPRESA PRIVADA/RAMO EDUCAÇÃO
CONTATO
TEL: 8596-1766/9207-4309
E-MAIL: arquivologia2011@yahoo.com.br