Quem Somos



A Associação Brasiliense de Arquivologia, Abarq, foi fundada em 24 de setembro de 1998 como fruto da dissolução do Núcleo Regional de Brasília, da Associação dos Arquivistas Brasileiros. A proposta foi criar uma associação profissional diferenciada visando difundir a Arquivologia, daí sua denominação, que tem foco nas questões relativas aos arquivos enfrentadas pelos diferentes profissionais que neles atuam. Além disso, a Abarq também está voltada para o associativismo profissional, técnico e cultural, não possuindo finalidades lucrativas.

A existência de profissionais comprometidos com o crescimento da Arquivologia, principalmente no âmbito da administração pública no Brasil tem possibilitado que os limites estabelecidos sejam extrapolados, o que não significa que seja fácil, pois exige trabalho árduo e desprendimento, tanto da Direção da Abarq quanto dos associados.

Em 16 anos de existência, a Abarq tem sido referência nacional e internacional na promoção de eventos e na publicação de literatura acadêmica. Entre os principais feitos da Abarq estão a publicação da Revista Cenário Arquivístico e livros da área, promoção do I Congreso Nacional de Arquivologia (2004), em colaboração com o curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB). 

Posteriormente o evento adquiriu periodicidade bienal, sendo promovido pelas demais associações regionais por meio da Executiva Nacional das Associações de Arquivologia Enara, além da realização de cursos, eventos e consultorias na área de arquivos.

Em 2014 lança a versão eletrônica da Cenário @rquivístico 



Um comentário:

Unknown disse...

Não consigo visualizar o estatuto!
Tá dando erro no link.