Exposição de fotografias


Exposição que tem como principais fontes de pesquisas os Arquivos Norte Americanos. Quem puder vale à pena conferir!!! A mostra tem entrada franca, e pode ser visitada no Caixa Cultural, localizada no Setor de Autarquias Sul - Brasília.


Chega a Caixa Cultura a exposição Fotógrafos Americanos, uma iniciativa que vai proporcionar ao público da capital um rico passeio pela história da fotografia. O acervo corresponde a uma compilação de imagens de importantes profissionais do início do século XX, personagens essenciais na história da fotografia documental e do fotojornalismo.

São 27 imagens em preto e branco, oito inéditas, ampliadas em sais de prata, a partir dos negativos originais do arquivo do Governo Americano. Os autores dos registros são Gordon Parks, Arthur Rothstein, Dorothea Lange, Alfred Stieglitz, Jack Delano, Lewis Hine e Walker Evans - que, segundo o curador da mostra, o fotógrafo e professor João Kulcsár, contribuíram muito para a construção da diversidade e da identidade norte-americanas.

As fotografias selecionadas percorrem um período de 51 anos, mas até hoje são referências para os fotógrafos conceituais e documentais. Esta é uma pequena amostra do primeiro grande projeto do presidente Franklin Roosevelt, criado em 1935, para recuperar o interior do país, devastado após a Grande Depressão. Foram registradas mais de 160 mil imagens dos universos rural e urbano do país, cujo estilo acabou influenciando grandes publicações, como Life e Look.

Local: Caixa Cultural
Entrada Franca.
Data(s): 6 de setembro a 7 de outubro.
Horário(s): terça a domingo, das 9h às 21h.


Foto da capa: Dorothea Lange

Foto da resenha: Lewis Hine

Fonte: Site UOL - Guia da Semana.

Equipe Abarq.

Nenhum comentário: