Encontro Internacional de Arquivos


Sobre

Instituições, Arquivos e Sistemas de Informação na Era pós-custodial / Instituciones, Archivos y Sistemas de Información en la Era pos-custódiale
Campus de Gambelas, Universidade do Algarve (Portugal), 4 e 5 de Outubro de 2013
Descrição
Encontro Internacional de Arquivos
Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação - UÉvora

O Encontro Internacional de Arquivos, subordinado ao título Instituições, Arquivos e Sistemas de Informação na Era pós-custodial, apresenta-se como a concretização de um projecto que visa reunir especialistas da área da Informação num espaço que se quer de reflexão e debate.

Pretende estimular-se a partilha de práticas e experiências face aos novos desafios que se impõem aos profissionais, bem como reconhecer as recentes áreas de interesse no campo da investigação. O papel do arquivista, enquanto gestor, tem vindo a afirmar-se nas políticas estratégicas das organizações, na estruturação dos sistemas de informação e nos constantes desafios da sua profissão. A produção de conhecimento, em contexto técnico e académico, tem-se debruçado sobre o novo perfil e as novas formas de actuação do profissional da informação. Consequência desta mudança de paradigma surge um novo olhar sobre o funcionamento das instituições, dos sistemas de arquivo e da informação.

O Encontro contará com um painel de comunicações de oradores convidados e as restantes sessões por proponentes em regime de call for papers.

Convidam-se todos os interessados a apresentarem propostas de comunicação, no âmbito dos seguintes eixos temáticos:

- Acesso à informação
- Gestão da informação e práticas de preservação
- Responsabilidades sociais e éticas

Cada comunicação terá a duração de 15 minutos com debate no final de cada sessão.

Submissão de propostas de comunicação

Enviar para o contacto ei.arquivos2013@gmail.com

- Título da comunicação
- Nome do/a autor/a ou autores/as e filiação institucional
- Resumo (entre 350 a 500 palavras)
- Palavras-chave (até 4)
- Nota biográfica do/a autor/a ou autores/as

Cronograma
- Data limite para submissão de propostas: 15 de Março
- Selecção das propostas pela comissão científica: até 30 de Abril
- Notificação aos proponentes da aceitação das comunicações: 10 de Maio
- Publicação da lista das propostas aceites: até 15 de Maio
- Apresentação do Programa provisório: 1 de Junho

Comissão Científica
Dra. Alexandra Lourenço | Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Prof. Doutora Alexandra Mariano | Universidade do Algarve
Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva | Universidade do Porto
Dra. Fernanda Gonçalves | Hospital de São João, EPE
Prof. Doutora Fernanda Olival | Universidade de Évora
Dra. Manuela Pinto | Universidade do Porto
Dra. Maria João Pires de Lima | Arquivo Distrital do Porto

Comissão Organizadora
Dr. Nelson Vaquinhas | Arquivo Municipal de Loulé | CIDEHUS/UÉ
Dra. Marisa Caixas | Serviço de Gestão Documental - Hospital de Faro, EPE
Dra. Helena Vinagre | Arquivo Municipal de Olhão

Informações de contato

três oportunidades de estágio em Brasília


OFERTA ESPECIAL DE ESTÁGIO PARA ALUNO DE ARQUIVOLOGIA: uma (01) vaga de estágio para trabalhar na Comissão Nacional da Verdade



Atividades a serem desenvolvidas:

- protocolo;

- classificação;

... - indexação;

- arquivamento;

- digitalização;

- auxílio na elaboração de plano de classificação de documentos e vocabulário controlado;

- atendimento ao usuário.



Conhecimentos requeridos:

- estar cursando a partir do 4º semestre;

- noções de informática e inglês;

- conhecimento de gestão documental e legislação arquivística.



Atitudes:

- responsabilidade;

- pró-atividade.



Benefícios:

- 4 horas período matutino;

- bolsa de R$ 520,00.

- auxílio transporte.



Entrar em contato com a colega arquivista:

Larissa Candida Costa

Assessora Técnica

Comissão Nacional da Verdade

Tel.: 3313-7330

e-mail: larissa.costa@cnv.presidencia.gov.















O Ministério da Justiça está oferecendo 4 vagas para estágio em ARQUIVOLOGIA



Bolsa de R$ 520,00 + Vale Transporte.



Carga Horária de 6 horas diárias.



Interessados, encaminhar currículo para seguintes e-mails: bruno.paiva@mj.gov.br, patricia.fcosta@mj.gov.br, silvia.hattori@mj.gov.br e rogerio.nascimento@mj.gov.br









A ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE APOSENTADOS DO BANCO CENTRAL - ABACE, estabelecida no Ed. Venâncio 2000 - 8º andar - salas 813 a 831 - SCS - Telefone 3323-1390 - página na internet: abace.org.br, está precisando contratar um estagiário para serviços de arquivo e organização de escritório.



O valor da bolsa não foi informado.



Os interessados devem entrar em contato diretamente com a instituição.